HomeMenuTelefoneWhatsappe-MailLocalFacebookTwitterInstagramYoutubeLinkedinDúvidas?

ABNT NBR 15786

A NBR 15786 especifica as características físicas, dimensionais e ergonômicas dos móveis para escritório, teleatendimento, call center e telemarketing, assim como, os métodos de ensaio para a determinação de estabilidade, resistência e durabilidade dos móveis.

O mobiliário que se caracteriza por ter a função de trabalho descrita acima e de uso individual é denominado como Posição de Atendimento (PA), podendo ser autoportante (que se sustenta pela própria estrutura do móvel) ou apenas suportado pelo conjunto de painéis. Seus requisitos dimensionais são definidos para atender a maioria dos usuários destes móveis, caso haja alguma necessidade especial, podem ser aplicadas soluções específicas de projeto para o móvel.

Os dispositivos de regulagem devem incorporar as dimensões mínimas e máximas apresentadas, podendo, no entanto, ultrapassá-las. As dimensões do móvel necessitam ser apresentadas pelo fornecedor no formato: Largura x Profundidade x Altura (Altura Máxima/ Altura Mínima).

 

Dimensões gerais PA visão lateral

Dimensão geral PA visão frontal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As dimensões da bancada também são definidas de acordo com certos padrões, por exemplo: uma bancada retangular deve resguardar área livre de 600mm x 450mm a partir de sua borda frontal para a acomodação de antebraços e teclado. Existem ainda algumas medidas importantes para que o mobiliário esteja corretamente dentro da norma, assim como as medidas descritas na tabela abaixo:

 

Tabela de medidas ABNT NBR 15786

(Clique na imagem para ampliá-la)

 

Encontram-se também alguns requisitos de segurança e usabilidade que devem ser respeitados segundo a NBR 15786, são eles:

– A Posição de Atendimento (PA) deve ser fornecida com manual do usuário contendo instruções para uso, regulagem e recomendações de segurança cabíveis.

– Dispositivos de regulagem devem ser de fácil acionamento e devem evitar movimentos involuntários, travamentos ou afrouxamentos indesejados das partes estruturais.

– As bordas que terão maior contato com o usuário devem ser arredondadas e livre de farpas ou acabamentos que possam ser cortantes.

– Quanto ao brilho do móvel, devem ser tomadas precauções para que as peças do mobiliário sejam classificadas como foscas ou semifoscas, assim não havendo reflexões.

– E recomenda-se que as superfícies tenham cores claras para maior conforto visual.

 

Conheça mais sobre as Estações de Trabalho

Clique aqui para saber mais sobre as normas ABNT.