HomeMenuTelefoneWhatsappe-MailLocalFacebookTwitterInstagramYoutubeLinkedinDúvidas?

Charles & Ray Eames – Designers

(1907-1978) e (1912-1989)

Charles & Ray EamesCharles (1907-1978) e Ray Eames (1912-1989) foram importantes designers do século XX. Chamados o “Casal de Ouro” do design americano do pós-guerra, ícones do design industrial e gráfico, foram pioneiros em diversas áreas, como multimídia, projetos avançados de móveis, arquitetura, design, fotografia e cinema.

Charles Eames nasceu no Missouri (EUA). Estudou arquitetura na Universidade de Washington, na qual permaneceu por dois anos. Em 1936 ganhou uma bolsa para a Cranbrook Academy of Artes, onde foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen. Entre 39 e 40 trabalhou no ateliê de Eliel Saarinen (pai de Eero), por quem foi fortemente influenciado, ganhando em 1940 o concurso do MoMA (Museum of Modern Art), Organic Design in Home Furnishings.

Ainda em 1940, Charles Eames conheceu Ray Kaiser, californiana, artista plástica de formação e já reconhecida na época. Ray estudou pintura na Escola de Hans Hofmann e posteriormente ingressou na Cranbrook Academy of Arts – na época em que Charles dirigia o departamento de Design Industrial da faculdade -, tornando-se aluna do curso de tecelagem.

Em 1941, Charles e Ray se casaram em Chicago, e a partir daí começou uma longa e bem sucedida parceria no desenvolvimento de vários trabalhos. A guerra, e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas permitiu aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa na moldagem de contraplacados (compensado moldado).

Com design inovador e uso de novos materiais, construíram a própria casa em 1949 (Pacific Palisades) que se tornou uma das maiores referências da arquitetura no pós-guerra.

Em 1946, já consagrado, Charles Eames foi homenageado na primeira retrospectiva pessoal dedicada a um só designer no MoMA, onde dois anos depois, em 1948, ganhou também o concurso internacional – Competition for Low-Cost Furniture Design – com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série.

Ainda com sua mulher, criou vários móveis para a Herman Miller, na década de 50, como a poltrona conhecida como “Charles Eames”, de 1956, baseada em um protótipo exibido no concurso Organic Design in Home Furniture.

A notável liberdade de suas obras, assim como suas pesquisas intensivas na busca de novas soluções, tiveram enorme influência no estilo de móveis e interiores por mais de 50 anos. Um de seus objetivos era baixar custos e democratizar as peças que produziam, sem, no entanto, alterar sua qualidade final. O design do século XX ficou marcado por peças como as poltronas La Chaise e Lounge Chair e toda a linha Aluminium.