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George Nelson

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George Neolson, um conceituado designer de móveis que inovou com suas criações.

George Nelson foi um dos fundadores do chamado modernismo americano juntamente com Charles e Ray Eames.
Nasceu em Hartford, Connecticut em 1908 e faleceu em New York, em 1986.
Estudou arquitetura na universidade de Yale, e graduou-se em 1928. Também se tornou bacharel em Artes em 1931. Um ano mais tarde, preparando-se para um concurso em Paris, recebe premiação em Roma, juntamente com Eliot Noyes, Charles Eames and Walter B. Ford.
Residindo em Roma, viajou por toda Europa conhecendo vários pioneiros modernistas.
Retornou aos Estados Unidos alguns anos mais tarde para se dedicar à divulgação conceitual do design, publicando textos em periódicos e revistas especializadas.
Através de seus textos no jornal “Pencil Points”, ele introduz Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier and Gio Ponti (advindos da Europa por conta da forte pressão nazista) nos Estados Unidos. Já na revista “Architectural Forum” se torna o primeiro editor-sócio (1935- 1943) e mais tarde consultor-editor (1944-1949).

Desenhado por Geroge Nelson, o “Armazenamento de parede”, foi encomendado pela revista Life.

Defendeu, algumas vezes ferozmente, os princípios modernistas e provocou muitos de seus colegas “desenhistas industriais” que – de acordo com seu conceito – fizeram concessões demais ao mercado da indústria.
Através de seus trabalhos, por volta de 1940, começou a chamar a atenção com diversos conceitos totalmente inovadores até então. Uma de suas maiores preocupações estava em interpretar, observar e compor soluções, muitas delas decorrentes das mudanças de hábito das famílias no pós-guerra. Como exemplo disso está o conceito “family room” ( ainda hoje tão empregado e difundido ) introduzido por ele.
Outra de suas inovações conceituais, o “storagewall system” atraiu a atenção de D.J. De Pree, presidente da Herman Miller. Em 1945, De Pree o convidou para assumir a direção

de design da empresa, sendo o começo de uma série de sucessos que também contaram com a participação de Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Richard Schultz, Donald Knorr e Isamu Noguchi.
Ele estabeleceu novos padrões para o envolvimento do design em todas as atividades da empresa e, fazendo isso, tornou-se pioneiro inserindo novos conceitos à administração da imagem corporativa.
O catálogo de peças e as exibições de design de George Nelson para Herman Miller encerraram uma longa lista de envolvimentos engendrados para fazer do design a principal força dirigente na empresa.

How to see (1977), é um dos livros lançados por George Nelson.

Dos anos quarenta até meados dos anos oitenta seu escritório trabalhou para e com os melhores designers de seu tempo. Por um período, Ettore Sottsass trabalhou em seu escritório. Ele foi, sem a menor dúvida, o mais articulado e uma das mais eloqüentes vozes do design e da arquitetura nos Estados Unidos no século vinte.
Lecionou, escreveu extensivamente, organizou conferências como a legendária “Aspen gatherings”, publicou diversos livros entre eles: Tomorrow’s House (1945), Problems of Design (1957) and How To See (1977), inovou conceitos e criou peças como designer. Dentre suas criações mais conhecidas nesse ramo estão: o sofá Marshmallow, a cadeira Coconut, o banco Nelson, relógios de parede e muitos outros produtos que se tornaram marcos na história da profissão que ele ajudou a construir.
George, também, era um grande fã dos Beatles e algumas de suas criações foram fortemente influenciadas pelas músicas e roupas do grupo.
“Fazer muito mais, com muito menos”: Este foi o lema que George Nelson seguiu ao longo da sua carreira. Nelson tinha sérias preocupações em como o design influenciava as pessoas e a sociedade em geral. Foi, sem duvida, uma das mentes mais brilhantes do design de seu tempo.

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